...

OUTUBRO ROSA & KTR MEDICAL NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Este ano a campanha do Outubro Rosa tem um significado especial para nós da KTR Medical, pois pela primeira vez, estamos tão próximos de oferecer mais uma opção de tratamento e cura para o Câncer de Mama

5 minutos de tempo de leitura

Recentemente fomos informados pela Anvisa que o IceCure já entrou em sua fase final de certificação, para aprovação da comercialização no Brasil!


A tecnologia IceCure está sendo importada por nós da KTR Medical, de Israel para o Brasil, e nos traz a esperança de uma nova possibilidade de cura para o Câncer de Mama e muitos tumores benignos e malignos.


Você sabia que o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres no mundo?


Sim, são mais de 60 mil novos casos por ano, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). E é imprescindível entender também os fatores de risco que podem ser causadores dessa doença.


Felizmente, aqui e nos demais países já temos um maior número de cura e sobrevida e um menor número de mortes causadas por câncer de mama, graças ao aumento dos diagnósticos precoces por meio de exames de rastreamento (check-up), como a ultrassonografia e a mamografia.


O Outubro Rosa

 

Anualmente o mês de Outubro ganha a cor rosa como complemento para dar nome a Campanha pela Conscientização do Câncer de Mama! O Outubro Rosa procura compartilhar informações sobre o câncer e promove a prevenção da doença.


Ao dar foco para esse assunto as informações que proporcionam maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento são compartilhadas e chegam a quem precisa, com isso muitas vidas são salvas!


É preciso informar, o que pode ser óbvio para alguns, pode não ser para outros, correto?


Aqui no Brasil ainda temos áreas com escassez de informação, mas podemos utilizar a internet de forma correta e consciente, dando ênfase a assuntos relevantes e compartilhando informações que serão úteis para as pessoas.


É necessário normalizar o assunto em rodas de conversas, entre amigas e familiares e realmente incentivar o olhar para o autocuidado.

Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais; por isso, é importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Um toque de amor próprio e a descoberta precoce pode ser feita no autodiagnostico.


Podemos fazer a diferença no dia a dia com escolhas conscientes, principalmente se tratando da própria saúde e de informar quem está em nossos círculos de convívio.


No mês de Outubro, nos colocamos em movimento para conscientizar sobre o câncer de mama, assim como trazer uma solução para muitos casos.


Continue a leitura e já se inscreva em nossa newsletter para receber todas as novidades de tratamento para o câncer.


A campanha Outubro Rosa e a KTR Medical

 

Quanto mais fortalecermos a campanha Outubro Rosa, mais disseminadas estarão as informações e recomendações do Ministério da Saúde para prevenção da doença.


Como destacamos, quanto antes é descoberto um tumor ou um alerta para rastreamento, melhor será a eficácia de qualquer tratamento, seja ela tradicional, tecnológica ou mista.


Nos últimos anos os números de descobertas e testes clínicos para tratamento e cura do câncer de mama aumentaram significativamente e temos a possibilidade de vislumbrar um futuro muito mais rosa para quem conseguir diagnosticar precocemente a doença.


Podemos ficar um pouco mais esperançosos este ano de 2022. Estamos trazendo uma tecnologia inovadora para o Brasil chamada IceCure, essa nova forma de tratamento já foi testada e aprovada nos Estados Unidos, Europa e na Ásia.


O IceCure é uma solução que promove o congelamento de pequenos tumores benignos ou malignos, e nos aproxima da cura do câncer em fase inicial I e II, através da crioablação; principalmente nas mamas, mas também nos rins, reto, pulmão e ossos.


A crioablação é o congelamento das células doentes por Nitrogênio Líquido, feito em um procedimento minimamente invasivo com uma anestesia local.

Com a temperatura abaixo de -170º o pequeno tumor é transformado em uma bola de gelo, que depois é descartada pelo próprio organismo.


Enquanto estiver pequeno, o tumor benigno ou maligno poderá ser rapidamente tratado através da crioablação, de forma menos agressiva ao corpo.


Desejamos unir a prevenção com a cura precoce, através da informação. Coopere compartilhando e cuidando de quem você ama!


O câncer de mama


De modo geral, a mama possui camadas de tecidos, cada uma delas são formadas por células que se renovam, e com o passar dos anos (devido a diversos fatores) podem se multiplicar de forma desordenada, ocasionando o surgimento de um tumor, benigno ou maligno.


O câncer não tem uma causa única, são diversos fatores em que estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários (Adami et al., 2008).


Podendo acontecer devido a fatores controláveis e não controláveis. Por exemplo, existem casos de câncer de mama hereditário, que está fora do controle para prevenção.


Assim como o passar do tempo, após os 50 anos aumentam as chances de ter um tumor mamário, por isso a orientação de realizar todos os exames com a frequência correta e sempre acompanhada de diagnósticos periódicos com um médico especialista.


No entanto, também existem fatores controláveis que podem ser evitados ou melhorados, como os hábitos alimentares e a frequência de exercício físico.


Os hábitos que agridem a saúde e conhecidos como “maus”, também são os que mais desequilibram a saúde do organismo, dificultando que ele funcione corretamente. Como fumar, ingerir muito álcool, dormir mal ou manter um alto nível de estresse.


A prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.


O que é preciso saber sobre os fatores de risco do câncer de mama


É preciso saber que a prevenção tem como base o controle de fatores de risco e o estímulo de fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis, ou apenas controlados por nós no dia a dia com escolhas conscientes.


É importante entender quais são os fatores de risco para conseguir ficar alerta às necessidades de exames ou até mesmo alterações de hábitos diários.


Separamos os 5 principais fatores de risco para o Câncer de Mama para te lembrar e também motivar neste Outubro Rosa, veja:


1. Genética


Como falamos, o histórico familiar pode ser um alerta para recorrer aos exames com mais frequência, pois aumentam as possibilidades de um câncer de mama com origem hereditária.


Os tumores malignos hereditários são mais frequentes em familiares de primeiro grau, e representam aproximadamente 10% dos casos da doença em nosso país.


2. Início precoce da menstruação e menopausa tardia


A menstruação é considerada precoce quando acontece antes dos 12 anos e a menopausa é considerada tardia após os 55 anos, então caso isso ocorra é, sim, considerado fator de risco.


A primeira gravidez após os 30 anos também foi estudada e se mostrou um fator de risco para a doença, assim como no caso de nuliparidade (quem nunca passou por uma gestação).


3. Uso de terapia de reposição hormonal


O uso de terapia e reposição hormonal por um longo período ou até mesmo exposição à radioterapia na juventude podem ser fatores de risco para a ocorrência de um câncer de mama.


Neste âmbito entra também o uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa (estrogênio-progesterona) (Silva e Silva, 2005; WHO, 2018; Iarc, 2021).


4. Obesidade e Sedentarismo

A obesidade e o sedentarismo se enquadram nas causas comportamentais/ambientais de fatores causadores de câncer de mama, assim como a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas que são causas progressivas, onde o aumento de risco é proporcional ao consumo ou a inatividade.


Hoje o sedentarismo é a causa de 12% das mortes por câncer de mama. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Revista Nature: “150 minutos de exercícios semanais ou 30 minutos diários seria o suficiente para prevenir este mal tão combatido nos últimos tempos. Segunda este estudo, no ano de 2015, mais de 2 mil vidas seriam preservadas com a prática rotineira de uma breve caminhada.”


Um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) em colaboração com a Universidade Harvard, por exemplo, mostrou que 15 mil casos de câncer no Brasil poderiam ser evitados com a redução de peso e da obesidade no Brasil.


5. Antecedente prévio de carcinoma ductal (com lesões pré-tumorais), carcinoma lobular (com lesões pré-tumorais) ou hiperplasia atípica da mama.


Nestes casos a paciente já deve ter acompanhamento médico frequente, pois em qualquer um deles o fator de risco para o desenvolvimento da doença é consideravelmente aumentado.


Mas, essas lesões pré-cancerosas não significam necessariamente ter um câncer de mama; o que flexibiliza o tratamento por prevenção conforme as considerações apropriadas, dos exames ou necessidade de cada paciente.


O que é preciso saber sobre a prevenção do câncer de mama


Para prevenir a doença orientamos manter uma alimentação equilibrada e saudável, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas em excesso e manter o peso adequado.


A orientação que ressaltamos esse mês é que as mulheres façam a observação e a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável, (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame.


A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática (mamografia de rastreamento).


A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.


Atenção à saúde para garantir a detecção precoce, a investigação diagnóstica e o tratamento oportuno, reduzindo o número de casos de doença avançada e a mortalidade pela doença.


Contamos com você nessa campanha do Outubro Rosa 2022!


A prevenção salva vidas e o futuro nos reserva boas notícias!

Nós buscamos soluções e avanços tecnológicos para a área médica diretamente de Israel para o Brasil, inscreva-se em nossa newsletter e faça parte dessa revolução.

 

Leia mais sobre o IceCure aqui !

 

 

 

FONTE: INCA e OMS

Por: Letícia Watanabe e Lian Pessoa

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.