...

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Neste mês especial, o Novembro Azul, é importante falarmos sobre a saúde masculina e dos desafios de combater o preconceito deste público com alguns cuidados médicos!

5 minutos de tempo de leitura

A Sociedade Brasileira de Urologia criou a campanha Novembro Azul, que busca chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também para a saúde do homem de modo geral!

 

Talvez tenha se tornado normal homens não terem o hábito de ir ao médico regularmente.

 

Os dados do Ministério da Saúde mostram que um terço dos brasileiros não se cuida como deveria e 70% dos homens só vão ao médico por influência da família.

 

A falta de procura por médico e principalmente um check-up anual, aumenta as chances de detecção de doenças em estágio avançado, como o câncer de próstata, segundo o Centro de Oncologia.

 

Queremos que todos tenham acesso à informação correta e se sintam confiantes para procurar os cuidados adequados.

 

É importante saber que esse é o tipo de tumor mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina.

 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens!!

 

Concorda que precisamos falar sobre o
Câncer de Próstata?

 

Essa pequena glândula chamada Próstata, faz parte do sistema reprodutor masculino, por isso apenas os homens podem ter a doença.

 

A Próstata fica localizada logo abaixo da bexiga e cresce e durante ao longo da vida de 4 a 6 cm, bem parecida a uma noz, e serve para produzir o líquido prostático, que se junta à secreção da vesícula seminal e do testículo para formar praticamente 90% do sêmen. Juntos são responsáveis por nutrir, proteger e facilitar a locomoção dos espermatozoides.

 

A próstata também é responsável por não permitir que a urina escape com o sêmen, a uretra é um canal que transporta a urina para fora do corpo e passa por dentro da glândula, que se contrai no momento da ejaculação e comprime a saída da bexiga.

 

Apesar de extremamente importante, é possível sobreviver sem a glândula, mas é preciso ficar atento, pois alguns tipos de tumores cancerígenos podem crescer e se disseminar rapidamente, apesar da maioria se desenvolver lentamente.

 

É preciso ficar atento aos sintomas, pois na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas evidentes e quando alguns dos sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em uma fase avançada, dificultando os procedimentos para o tratamento e cura da doença.

 

Veja alguns dos sintomas no estágio avançado do Câncer de Próstata:

 

– Dores corporais e ósseas

– Dificuldade para urinar

– Urinar com sangue

– Jato de urina fraco

– Maior frequência urinária durante a noite

– Dor e ardor ao urinar

– Presença de sangue no sêmen

 

Qualquer um desses sintomas deve ser levados ao médico, para análise e realização de exames.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

 

Esse exame, tão polêmico que muitas vezes não é realizado por vergonha, é considerado fundamental para a detecção da doença, realizado em todos os homens no Brasil e no mundo.

 

Ele deve ser realizado anualmente a partir dos 50 anos, mas, quem possui histórico familiar de câncer, deve procurar um urologista a partir dos 45 anos.

 

Veja alguns dos fatores de risco que aumentam as chances da doença:

 

– Histórico familiar próximo, como irmão, pai, tio e avô

– Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer

– Alimentação desequilibrada e obesidade

– Sedentarismo

– Tabagismo

 

É verdade que o câncer de próstata ocorre principalmente em homens com mais de 65 anos, tendo como idade média no momento do diagnóstico 66 anos. Mas, ainda assim, existem alguns casos raros de Câncer de Próstata antes dos 40 anos. Portanto, a prevenção serve para todos.

 

Assim que alguns dos sintomas são notados em uma avaliação de rotina, os exames mais específicos são solicitados e permitem aferir características importantes da próstata. 

 

Os exames mais comuns para diagnosticar o câncer de próstata são:

 

– Toque retal – graças à localização da próstata, é possível, com um dedo, analisar a sua consistência, a presença de nódulos, de zonas duras, de irregularidades da superfície ou outras;

– Exame do PSA – níveis elevados deste antigênio podem indicar problemas;

– Biópsia – fundamental em caso de suspeita de câncer;

– Ressonância Magnética Nuclear – para estudar o órgão detalhadamente.

 

Estudos de autópsia revelam que muitos homens com mais de 65 anos e até mesmo alguns mais jovens, que morreram devido a outras doenças, também tiveram câncer de próstata sem que nenhum sinal ou sintoma fosse apresentado.

 

Em diversos casos, mesmo o médico responsável não tinha conhecimento da doença, exatamente por focar a atenção em outro fator com sintoma evidente.

 

Isso significa que o Câncer de Próstata é uma doença silenciosa, que vai precisar de atenção, pois, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

 

Alguns médicos acreditam que o câncer de próstata se forma a partir de uma condição pré-cancerosa denominada neoplasia intraepitelial prostática, sendo considerado um alerta para rastreamento.

 

Neoplasia intraepitelial prostática

 

Nessa condição, há alterações na forma como as células da próstata são vistas sob o microscópio, pois as células anormais não parecem se desenvolver com as células cancerígenas. Baseado em como os padrões das células anormais se parecem, elas são classificadas em:

 

Neoplasia intraepitelial prostática de baixo grau. O padrão de células está quase normal

Neoplasia intraepitelial prostática de alto grau. O padrão de células não está normal.

 

 

A neoplasia intraepitelial prostática pode ser encontrada nas próstatas de alguns homens aos 20 anos, mas não necessariamente desenvolvem câncer de próstata.

 

Atrofia inflamatória proliferativa (PIA)

 

A atrofia inflamatória proliferativa não significa ter um câncer, com ela as células da próstata parecem menores do que o normal e existem sinais inflamatórios na região. Por isso, os pesquisadores acreditam que ela pode levar à neoplasia intraepitelial prostática de alto grau, ou até diretamente ao câncer de próstata.

 

Quase todos os cânceres de próstata são adenocarcinomas, que se desenvolvem a partir das células glandulares. Outros tipos de câncer de próstata incluem:

 

– Carcinomas de células pequenas

– Tumores neuroendócrinos

– Carcinomas de células transicionais

– Sarcomas

 

Esses outros tipos de câncer de próstata são muito raros.

 

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

 

Existem variedades de tipos e sintomas, portanto a indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida do paciente.

 

Nós da KTR Medical queremos disseminar informação sobre novas formas de tratamento e possibilidades que estão próximas de se tornarem reais com as novas soluções que estamos trazendo para o Brasil.

 

O IceCure chega diretamente de Israel como uma alternativa para vencer o câncer de próstata em estágio inicial, através da crioablação por Nitrogênio Líquido em baixíssimas temperaturas (-170º).

 

Neste tratamento o paciente não é submetido a uma anestesia geral ou a uma cirurgia tradicional, mas apenas quando diagnosticados no estágio I da doença.

 

O médico irá conduzir a agulha extra-fina exclusiva do IceCure até o local exato do tumor, congelando todo o tecido que será posteriormente descartado pelo próprio organismo.

 

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida.

 

Mas, a melhor forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce, agende sua consulta com um urologista e cuide-se!

 

Para compartilhar esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se em nossa newsletter para se manter informado e saber mais sobre Futuro dos tratamentos da KTR Medical.

Entenda mais sobre a crioablação do Ice Cure.

 

FONTES: 
INCA
Biblioteca Virtual em Saúde
Oncoguia

Por: Letícia Watanabe e Lian Pessoa

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.