A boa notícia é que vamos poder comemorar pelo IceCure em ação, fazendo o que foi criado para fazer: destruir tumores benignos ou malignos em fase inicial I e II, por crioablação.
Tão perto de um mês essencial que é o Outubro Rosa pela conscientização do câncer de mama, podemos ressaltar mais do que nunca, a importância do autoexame e exames periódicos para detectar um tumor em sua fase inicial. Dessa forma as chances de cura com o IceCure são imensamente maiores, principalmente nas mamas, segundo todos os estudos clínicos e depoimentos de médicos e pacientes.
O principal produto da IceCure é baseado no sistema tecnológico ProSense® que utiliza a crioablação para congelar tumores por completo, nas mamas (fibroadenomas), rins, reto, pulmões e ossos.
A crioablação já é conhecida no Brasil, mas não neste modelo, que possui um procedimento rápido, acessível, sem necessidade de cirurgia, anestesia geral ou alteração estética. Além de possibilitar a recuperação imediata do paciente, não exigindo internação.
Os procedimentos geralmente levam menos de uma hora e as pacientes podem retomar sua atividade normal rapidamente, mas para isso, ainda é preciso manter todos os exames em dia, com seus diagnósticos e atualizações, principalmente de quem já tem algum histórico com câncer, seja ele de qualquer origem.
Atualmente o câncer de mama ainda é um problema sério que afeta milhares de mulheres todos os anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o principal tipo de câncer entre as mulheres é o de mama, que ocupa sozinho 29% dos casos no Brasil.
Felizmente, queremos reforçar que há esperança e solução para essa causa, quando detectada rapidamente. São muitas evidências em diversas partes do mundo, mas um exemplo dessa esperança é o relato do Professor Eisuke Fukuma, Doutor em Medicina, PhD, Presidente do Breast Center – Kameda Medical Center no Japão. Veja:
“A crioablação oferece uma experiência emocionante, é uma opção minimamente invasiva se comparado à cirurgia tradicional, para tratamento de pequenos tumores de câncer de mama em estágio inicial. A inovadora base de Nitrogênio Líquido (LN2) do sistema ProSense™ proporciona maior eficiência, tornando o tratamento direcionado para destruir completamente o tumor, em um procedimento rápido e no consultório.” – Professor Eisuke Fukuma.
Neste caso, o professor tratou uma paciente com câncer em estágio I na mama direita com o IceCure, com o sistema de crioablação ProSense™ sob orientação ultrassonográfica em junho de 2012 e não houveram complicações ou eventos adversos durante o procedimento.
Após essa data as consultas frequentes continuaram para avaliação e exames, a paciente não apresentou recidiva do câncer de mama mesmo quatro anos após o procedimento através da crioablação.
Ficamos felizes por afirmar que a crioablação em tumores de mama proporciona resultados cosmeticamente superiores quando comparados à mastectomia, por não precisar de cirurgia ou retirada do tumor, a estética física permanece intacta para a alegria e boa autoestima de todas.
Exatamente por ser um equipamento inovador que irá revolucionar a forma com que tratamos pequenos tumores é tão importante e essencial. Requer toda a segurança e certificações necessárias para atuar comercialmente no Brasil, de acordo com todas as normas e processos estipulados pela Anvisa.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um órgão nacional responsável pela verificação, avaliação e controle dos produtos e serviços alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos. A agência é o principal órgão regulador de produtos sanitários no Brasil e tem como função avaliar, regularizar e controlar todos os produtos e serviços.
As normas e processos seguem fases para que o registro seja feito sendo preciso respeitar e concordar com todas para ser possível a garantia com segurança e então a comercialização para chegar até os pacientes. Estamos na fase final, mas fizemos um resumo para você entender como nossos produtos estarão dentro das normas necessárias de segurança:
Fase 1 – Documentos iniciais e preliminares
Fase 2 – Licença sanitária tanto municipal e estadual
Fase 3 – Autorizações e certificações ANVISA
Fase 4 – Notificação, cadastro e registro do produto
Já ouvimos falar de tratamento com crioablação aqui no Brasil, mas ainda não há nada neste formato, e como todo novo produto na área médica, a Anvisa analisa e avalia questões técnicas, de segurança, usabilidade e também as informações e características dos produtos, para que essa inovação seja utilizada de forma totalmente segura e legal.
O IceCure já foi aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) em 14 países, incluindo os Estados Unidos e a Europa, com um número crescente de acordos de distribuição global e amplas aplicações no mercado de ablação tumoral, recebeu premiações e hoje está em destaque em diversos simpósios pelo mundo.
Durante as apresentações também é explicado o processo de funcionamento do equipamento, que apesar de fácil só poderá ser utilizado mediante treinamento profissional por médicos oncologistas.
O equipamento possui uma sonda ultra fina e exclusiva, sendo minimamente invasiva, pois apenas essa agulha é inserida até o tecido alvo.
Os médicos conseguem ter total controle por imagens guiadas, por ultrassom ou tomografia computadorizada durante todo o procedimento, inserem a sonda com precisão até o tumor, onde o nitrogênio líquido congela o tecido doente com temperaturas abaixo de zero (-170º), transformando todas as células doentes até que pareçam uma bola de gelo.
Isso é possível devido ao ciclo de congelamento, que destrói as células cancerígenas em poucos minutos, deixando todas as outras células saudáveis ao redor intactas e sem a necessidade de cirurgia ou anestesia geral.
O procedimento é rápido, mas deve ser mantido o acompanhamento médico constante para atualização dos exames, pois somente assim o médico irá avaliar se o corpo já absorveu e descartou as células destruídas através da crioablação, e confirmar se não há recidiva de nenhuma célula doente.
Outro fato interessante desta inovação é que cada procedimento pode ser facilmente personalizado e controlado conforme a necessidade individual, a partir do console ProSense™ que é sensível ao toque, digital e de fácil compreensão.
Sabemos que é preciso ter um tratamento rápido e eficaz que permita vencer o câncer com um processo e recuperação mais rápido para o bem do paciente e também de quem os acompanha.
Por este motivo, se o tumor for rapidamente diagnosticado e se enquadrar nos requisitos para o tratamento com o IceCure, em breve já poderá ser tratado em uma clínica, em um curto período entre exames, procedimento e resultado.
Aguardem mais novidades e vamos nos preparar para o Outubro Rosa, pois apesar de todas as inovações que em breve teremos, reforçamos que a prevenção e o rápido diagnóstico são fundamentais para não precisar passar pelos desafios de um tratamento.