Para entender essa categoria de crioablação é preciso saber que a IceCure Medical é uma empresa fundada em Israel, mais precisamente em uma antiga cidade portuária chamada Caesarea, com o objetivo principal de avançar no tratamento de tumores cancerígenos.
Desde 2006 a empresa estabelece novos padrões em terapia tumoral minimamente invasiva, principalmente para a saúde da mulher e oncologia intervencionista.
O dispositivo IceCure utiliza o sistema ProSense™ e inova procedimentos com crioablação, que é uma solução comprovada para o tratamento de tumores benignos e malignos da mama, câncer renal, pulmonar, hepático e ósseo.
Com o sistema de crioablação ProSense™, é utilizado Nitrogênio Líquido para rapidamente gerar temperaturas ultra-frias (-170º) e criar grandes zonas letais de máxima eficácia na destruição de tumores.
Os líderes de equipe da IceCure são empreendedores experientes de dispositivos médicos e tecnologia, que se uniram a acadêmicos, centros clínicos e profissionais de renome mundial para estabelecer a crioterapia avançada como padrão em clínicas de oncologia em todo o mundo, por isso, realizou diversos estudos clínicos e desde 2012 foi aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), que é uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
O dispositivo também possui marcação CE, um indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados no Espaço Econômico Europeu.
Em 2021, o ProSense™ recebeu a designação de Dispositivo Inovador da FDA para tratamento de pacientes com câncer de mama invasivo T1 e/ou pacientes não adequados para alternativas cirúrgicas para o tratamento de câncer de mama.
Em junho de 2022, a IceCure celebrou um contrato de distribuição exclusiva com a Shanghai Medtronic para a China Continental, e está conduzindo o ICE3 Clinical Trial, o maior estudo multicêntrico para crioablação de câncer de mama pequeno e de baixo risco.
O que nos deixa motivados é que a análise provisória do estudo ICE3 apresentada durante a Reunião Anual do ASBrS 2021 (The American Society of Breast Surgeons), mostra resultados promissores para o tratamento com menos taxa de recidiva da doença. – em uma média de 34,83 meses após o tratamento com ProSense ™, apenas 2,06% (4 de 194 pacientes elegíveis do estudo) apresentam recorrência do câncer.
Hoje, a IceCure com o sistema ProSense™ está disponível nos EUA, Europa, Ásia em Cingapura, Tailândia, Japão, Índia, Taiwan, África do Sul e agora, nós da KTR Medical também vamos disponibilizar seus dispositivos no Brasil.
Para que o produto seja comercializado e utilizado no Brasil, primeiro precisa passar pela aprovação e certificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por isso nos engajamos para disponibilizar todos os trâmites burocráticos e necessários para que o processo de aprovação seja finalizado ainda esse ano!
A agência é o principal órgão regulador de produtos sanitários no Brasil e tem como função avaliar, regularizar e controlar a segurança e conformidade com a saúde da população de todos os produtos e serviços.
Como ainda não há nada neste formato de tratamento no Brasil, a Anvisa analisa e avalia questões técnicas, de segurança, usabilidade e também as informações e características dos produtos, para que essa inovação seja utilizada de forma totalmente segura e legal.
Especialmente neste mês de Outubro Rosa, recebemos a notícia que as crioprobes e introdutores ProSense da IceCure Medical receberam aprovação regulatória no Brasil!
O CEO da IceCure, Eyal Shamir, afirmou que: “Estamos muito satisfeitos em dar este primeiro passo no caminho para receber a aprovação regulatória total no Brasil. Trabalhar com a KtrFios Importação e Exportação tem sido altamente produtivo, e prevemos uma forte demanda no Brasil sobre as pendências adicionais aprovação do Sistema ProSense ™ #Cryoablation.”
São mais de 60 mil novos casos de câncer de mama por ano, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Nos últimos 20 anos, estudiosos se debruçaram sobre este assunto e as conclusões mais recentes expuseram que a crioablação tem realmente maior eficácia para congelar pequenos tumores sem recidiva que os demais tratamentos, quando é considerado uma opção.
É válido ressaltar que o tratamento pode servir para algumas mulheres, mas pode não servir para outras, tudo irá depender do tamanho e local do tumor, e caso estejam avançados ou não se enquadrem nos requisitos serão necessários e imprescindíveis os tratamentos mais conhecidos, como cirurgias conservadoras, mastectomias com reconstrução, quimioterapia e outros.
O que sabemos é que a Crioterapia já é uma modalidade conhecida de técnicas e procedimentos terapêuticos, utilizam da aplicação do frio extremo no local afetado, visando tratar inflamações, minimizar sequelas e patologias corporais em determinadas circunstâncias.
Então, podemos dizer que a crioablação importada por nós de Israel, se inclui na modalidade crioterápica de forma extremamente revolucionária, fora do círculo de tratamentos estéticos, mas que de alguma forma também irá beneficiar o resultado cosmético final das mamas após o procedimento, se comparado aos tratamentos cirúrgicos tradicionais.
No tratamento com o IceCure todo procedimento é facilmente personalizado e controlado a partir do console ProSense™. Um caso relevante é o relatado pelo Dr. Julien Frandon, que atua no Hospital Universitário de Nimes (CHU), na França.
Ele já utiliza o tratamento através da crioablação do IceCure para destruir tumores em fase inicial I e II e ressalta que também já utilizou o IceCure de forma curativa em tumores MSK, pulmão e cavidade torácica, usando o Sistema de Crioablação ProSense.
Em um dos seus casos de sucesso, ele trata uma paciente de 27 anos, com um tumor na mama esquerda, que segundo o diagnóstico precisaria passar por sessões repetitivas para concluir o objetivo: Destruir todo o tumor e alcançar a cura completa!
Ele nos mostra (por um vídeo no canal do IceCure no YouTube) o passo a passo do procedimento, e conta como usou a crioablação de forma curativa em vários tumores metastáticos.
“As sessões de crioablação com o IceCure foram realizadas com anestesia local, sem que a paciente sentisse nenhuma dor durante o procedimento, que correu bem e sem eventos adversos ou complicações.”
Também conta que “a paciente retornou à enfermaria para recuperação e recebeu alta após 12 horas e a equipe médica expressou alta satisfação com o sistema e procedimento”.
O médico especialista, após passar por um treinamento para utilizar o dispositivo, é guiado por tomografia computadorizada e ultrassonografia, para inserir uma sonda ultra fina exclusiva no interior do tumor, onde o ciclo de congelamento destrói imediatamente as células cancerígenas, congelando-as até que virem uma bola de gelo, que será eventualmente descartada pelo próprio organismo.
O sistema atinge uma diminuição acentuada da temperatura no início de cada ciclo e fornece temperaturas de congelamento consistentemente estáveis durante todo o processo programado.
Os ciclos de congelamento e descongelamento do dispositivo são rápidos e buscam minimizar o procedimento cirúrgico e otimizar a recuperação do paciente em pouco tempo, tendo apenas que retornar ao médico periodicamente para realizar os exames e se certificar que não há recidiva da doença.
É uma ótima notícia para esse Outubro Rosa, não é? Quer saber mais sobre esse caso?
Acesse ovídeo do Dr. Julien Frandon
Se deseja ser pioneiro nesse formato de tratamento no Brasil, inscreva-se em nossa newsletter para se manter informado.
Leia mais sobre o Futuro dos tratamentos da KTR Medical !
FONTE: INCA e OMS