...

Entenda mais sobre a Crioablação do IceCure

Você sabia que já existe uma tecnologia que pode curar o câncer em estágio I e II, de forma minimamente invasiva?

5 minutos de tempo de leitura

Para entender essa categoria de crioablação é preciso saber que a IceCure Medical é uma empresa fundada em Israel, visando avançar no tratamento de tumores cancerígenos.

 

 

Desde 2006 a empresa estabelece novos padrões em terapia tumoral minimamente invasiva, principalmente para a saúde da mulher e oncologia intervencionista.

 

 

O dispositivo IceCure utiliza o sistema ProSense™ e inova procedimentos com crioablação, sendo uma solução comprovada para o tratamento de tumores benignos e malignos da mama, câncer renal, pulmonar, hepático e ósseo.

 

 

O sistema de crioablação ProSense™, utiliza Nitrogênio Líquido que gera rapidamente temperaturas ultra-frias chegando a – 170º, com a máxima eficácia na destruição dos tumores!!!

 

 

Os líderes de equipe da IceCure são empreendedores a acadêmicos, que se uniram com centros clínicos e profissionais de renome mundial para estabelecer a Crioterapia Avançada, como padrão em clínicas de oncologia em todo o mundo. Realizando diversos estudos clínicos, conseguindo aprovação desde 2012 pela FDA (Food and Drug Administration).

 

 

O dispositivo também possui marcação CE, um indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados no Espaço Econômico Europeu.

 

 

Em 2021, o ProSense™ recebeu a designação de Dispositivo Inovador da FDA para tratamento de pacientes com câncer de mama invasivo T1 e/ou pacientes não adequados para alternativas cirúrgicas de câncer de mama.

 

 

Em junho de 2022, a IceCure celebrou um contrato de distribuição exclusiva com a Shanghai Medtronic para a China Continental, e está conduzindo o ICE3 Clinical Trial, o maior estudo multicêntrico para crioablação de câncer de mama pequeno e de baixo risco.

 

 

O que nos deixa motivados é que a análise provisória do estudo ICE3 apresentada durante a Reunião Anual do ASBrS 2021 (The American Society of Breast Surgeons), mostra resultados promissores para o tratamento com menos taxa de recidiva da doença – em uma média de 34,83 meses após o tratamento com ProSense ™, apenas 2,06% (4 de 194 pacientes elegíveis do estudo) apresentam recorrência do câncer.

 

 

Hoje, a IceCure com o sistema ProSense™, está disponível nos EUA, Europa, Ásia, Cingapura, Tailândia, Japão, Índia, Taiwan, África do Sul e agora, nós da KTR Medical também vamos disponibilizar seus dispositivos para o Brasil.

 

 

Para que esse momento finalmente chegue aqui no Brasil, precisamos passar pela aprovação e certificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por isso, nos engajamos para disponibilizar todos os trâmites burocráticos e necessários para que o processo de aprovação seja finalizado ainda esse ano!

 

 

A ANVISA, é o principal órgão regulador de produtos sanitários no Brasil e tem como função avaliar, regularizar e controlar a segurança e conformidade. Analisa e avalia questões técnicas, de segurança, usabilidade e também as informações e características dos produtos, para que essa inovação seja utilizada de forma totalmente segura e legal para a população brasileira.

 

 

Especialmente neste mês de Outubro Rosa, recebemos a notícia que as crioprobes e introdutores ProSense™ da IceCure Medical receberam aprovação regulatória no Brasil!

 

 

O CEO da IceCure, Eyal Shamir, afirmou: “Estamos muito satisfeitos em dar este primeiro passo no caminho para receber a aprovação regulatória total no Brasil. Trabalhar com a KtrFios Importação e Exportação tem sido altamente produtivo, e prevemos uma forte demanda no Brasil sobre as pendências adicionais aprovação do Sistema ProSense™ #Cryoablation.”

 

 

 

Você sabia que o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres, do Brasil e do mundo? 

 

 

São mais de 60 mil novos casos por ano, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

 

Nos últimos 20 anos, estudiosos se debruçaram sobre este assunto e as conclusões mais recentes expuseram que a crioablação tem realmente maior eficácia para congelar pequenos tumores sem recidiva que os demais tratamentos.

 

 

É válido ressaltar que o tratamento pode servir para algumas mulheres, mas pode não servir para outras, tudo irá depender do tamanho e local do tumor, e caso estejam avançados ou não se enquadrem nos requisitos, serão necessários e imprescindíveis os tratamentos mais conhecidos, como cirurgias conservadoras, mastectomias com reconstrução, quimioterapia e outros.

 

 

O que sabemos é que a Crioterapia já é uma modalidade conhecida por técnica e procedimento terapêutico, utilizam da aplicação do frio extremo no local afetado, visando tratar inflamações, minimizar sequelas e patologias corporais em determinadas circunstâncias.

 

 

Então, podemos dizer que a crioablação que estamos trazendo para o Brasil, se inclui na modalidade crioterápica de forma extremamente revolucionária, fora do círculo de tratamentos estéticos, mas que de alguma forma também irá beneficiar o resultado cosmético final das mamas após neutralizar o tumor localizado.

 

 

Um caso relevante é o relatado pelo Dr. Julien Frandon, que atua no Hospital Universitário de Nimes (CHU), na França. Ele já utiliza o tratamento através da crioablação do IceCure e ressalta que também já utilizou de forma curativa em tumores MSK, pulmão e cavidade torácica, usando o Sistema de Crioablação ProSense™.

 

 

Em um dos seus casos de sucesso, ele trata uma paciente de 27 anos, com um tumor na mama esquerda, que segundo o diagnóstico precisaria passar por sessões repetitivas para concluir o objetivo: 

Destruir todo o tumor e alcançar a cura completa!

 

 

Ele nos mostra (por um vídeo no canal do IceCure no YouTube) o passo a passo do procedimento, como usou a crioablação de forma curativa em vários tumores metastáticos.

As sessões de crioablação com o IceCure foram realizadas com anestesia local, sem que a paciente sentisse nenhuma dor durante o procedimento, que correu bem e sem eventos adversos ou complicações.”

Também conta que “A paciente retornou à enfermaria para recuperação e recebeu alta após 12 horas e a equipe médica expressou alta satisfação com o sistema e procedimento”.

 

 

O médico especialista, passa por um treinamento para utilizar o dispositivo, que é guiado por tomografia computadorizada e ultrassonografia, para inserir uma sonda ultra fina exclusiva no interior do tumor, onde o ciclo de congelamento destrói imediatamente as células cancerígenas, congelando-as até que virem uma bola de gelo, sendo eventualmente descartada pelo próprio organismo.

 

 

Os ciclos de congelamento e descongelamento do dispositivo são rápidos e buscam minimizar o procedimento cirúrgico e otimizar a recuperação da paciente em pouco tempo, tendo apenas que retornar ao médico periodicamente para realizar os exames e se certificar que não há recidiva da doença.

 

 

É uma ótima notícia para esse Outubro Rosa, não é? 

 

 

Quer saber mais sobre esse caso? Acesse o vídeo do Dr. Julien Frandon

Se deseja ser pioneiro nesse formato de tratamento no Brasil, inscreva-se em nossa newsletter para se manter informado.

 

 

Saiba mais sobre o Futuro dos tratamentos da KTR Medical.

 

FONTE: INCA e OMS

Por: Letícia Watanabe e Lian Pessoa

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.