...

5 minutos de tempo de leitura

ENTENDA COMO PREVENIR O CÂNCER DO COLO DE ÚTERO

O câncer do colo do útero é um tipo de câncer que ocorre na parte inferior do útero, também conhecido como colo do útero. O colo do útero é a parte do útero que se conecta com a vagina. O câncer do colo do útero é um tipo comum de câncer que afeta principalmente as mulheres, embora possa ocorrer em homens também.

 

O câncer do colo do útero geralmente começa como uma infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). O HPV é um vírus comum que pode ser transmitido através do contato sexual. Em muitos casos, o sistema imunológico do corpo consegue combater a infecção pelo HPV e ela some por conta própria. No entanto, em alguns casos, o HPV pode levar ao desenvolvimento de células anormais no colo do útero. Se essas células anormais não forem tratadas, elas podem se tornar cancerosas e se espalhar para outras partes do corpo.

 

Os sintomas do câncer do colo do útero podem incluir sangramento vaginal anormal, corrimento vaginal anormal e dor durante o ato sexual. No entanto, muitas vezes não há sintomas no início da doença. Por isso, é importante fazer exames de rotina para detectar o câncer do colo do útero no início, quando ele é mais fácil de tratar. O tratamento do câncer do colo do útero pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia e em casos em estágio I e II, recomendamos o IceCure!

 

Aqui estão algumas estratégias de prevenção do câncer do colo de útero:

 

  1. Faça exames de rotina: O exame de Papanicolau é um teste de rotina que pode detectar o câncer do colo do útero em suas fases iniciais, quando é mais fácil de tratar. Mulheres com mais de 21 anos devem ter um exame de Papanicolau a cada três anos. Mulheres com mais de 30 anos de idade também podem optar por testes de HPV (vírus do papiloma humano) para detectar o vírus que pode levar ao câncer do colo do útero.

  2. Use preservativo: O HPV é uma das principais causas do câncer do colo do útero, e o uso de preservativo durante o ato sexual pode ajudar a prevenir a transmissão do vírus. Além disso, o uso de preservativos pode ajudar a prevenir outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e a gonorreia.

  3. Mantenha uma dieta saudável: Manter uma dieta equilibrada rica em frutas, vegetais e grãos integrais pode ajudar a proteger contra o câncer do colo do útero. Evite alimentos processados e gordurosos, e opte por alimentos frescos e naturais.

  4. Mantenha o peso corporal saudável: O excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para o câncer do colo do útero. Mantenha um peso saudável através de uma dieta equilibrada e exercícios regulares.

  5. Não fume: O tabagismo é um fator de risco para o câncer do colo do útero, assim como para muitos outros tipos de câncer. Se você fuma, procure ajuda para parar o mais rápido possível.

  6. Limite a ingestão de álcool: Beber grandes quantidades de álcool pode aumentar o risco de câncer do colo do útero. Limite a sua ingestão de álcool ou evite completamente.

Seguir essas estratégias de prevenção do câncer do colo do útero pode ajudar a proteger a sua saúde e diminui as chances de desenvolver o câncer do colo de útero.

Estamos sempre atentos a novas tecnologias que podem fazer uma revolução na luta contra o câncer e todas as outras que possam revolucionar também a medicina.

 

As inovações tecnológicas renovam nossas esperanças quando o assunto é o combate ao câncer, e felizmente os tratamentos estão em constante evolução.

 

Conheça mais sobre o IceCure nesse artigo aqui

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quer saber mais sobre as novidades tecnológicas que estamos trazendo para o Brasil?

Inscreva-se em nossa newsletter para se manter informado.

 

Por: Lian Pessoa

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.