Você sabe a diferença entre fibroadenoma e o câncer de mama?
Esse assunto levanta questões entre as mulheres, por gerar desconforto, medo e ansiedade, exatamente por isso precisamos nos atentar e esclarecer este assunto.
Já sabemos que a mamografia preventiva e regular é o melhor caminho para a detecção precoce de tumores, ainda que não causem sintomas, permitindo que o tratamento seja iniciado antes que o quadro piore.
Grande parte das mulheres em idade reprodutiva irão passar por estímulos hormonais naturais onde o corpo pode formar ondulações, cistos ou nódulos nos seios; estes devem ser examinados por um médico especialista, pois nem toda lesão palpável ou nódulos são tumores malignos ou indicam alguma doença.
Criar cenários e possibilidades ruins pode aumentar os níveis de ansiedade do paciente e também de familiares e amigos, portanto ter um diagnóstico confiável é a melhor opção para lidar bem com essa delicada situação.
Com relação ao fibroadenoma e o câncer de mama, ambos podem ser palpados, porém o fibroadenoma não causa dor, metástase ou sintomas, é uma lesão benigna composta por tecido fibroso e tecido glandular redondo ou oval; aparece como um tumor móvel, facilmente palpável, com tamanho médio de 2 a 3 centímetros e por isso é possível senti-lo.
A única maneira de distinguir o fibroadenoma do câncer de mama é por meio do diagnóstico médico com a realização de mamografia e biópsia para notar as características de cada um, onde moram suas diferenças.
A diferença entre o câncer de mama e a fibroadenoma é que o câncer de mama é um tumor maligno que se espalha para outros órgãos do corpo, enquanto a fibroadenoma é um tumor benigno que não se espalha para outros órgãos do corpo.
O câncer de mama mais comum é o ducto epitelial, que se forma nas células que revestem os ductos da mama, se apresenta com formato irregular, tem formação de bordas e massa mal definidas, possui aderência aos tecidos circundantes da mama, deixando-o fixo em um local raiz e quando se espalha tem o nome de metástase.
Geralmente é diagnosticado com base em diversos exames mais minuciosos, além da mamografia, como a ultrassonografia, o exame anatomopatológico e a biópsia, que é a única usada para realmente diagnosticar fibroadenoma tirando as dúvidas com relação aos seus riscos.
No entanto, se o Fibroadenoma não estiver causando nenhum tipo de desconforto, pode apenas ser acompanhado clinicamente, sem a necessidade de remoção, pois esse tumor não se espalha para outros órgãos do corpo e não é cancerígeno. No entanto, se estiver dolorido, sensível e dentro das características de tratamento é possível removê-lo com o IceCure, sem dor ou cirurgia.
O IceCure se baseia na crioablação (congelamento por Nitrogênio Líquido) do câncer de mama, é um procedimento simples, minimamente invasivo e realizado rapidamente em um consultório médico. O tratamento não deixa cicatrizes ou alteração da forma dos seios proporcionando muitas vantagens em relação à cirurgia.
Por não ter necessidade de hospitalização ou cirurgia reconstrutiva, reduz riscos associados à anestesia geral precisando apenas de um curto tempo de recuperação. Os pacientes relatam grande satisfação, principalmente por poderem retomar suas atividades diárias logo após o procedimento.
Focado na melhora da qualidade de vida das mulheres com câncer de mama, o IceCure também beneficia pacientes que possuem outros tumores em fase inicial de outras partes do corpo, como rins, ossos, reto e pulmões.
Nós da KTR Medical anunciaremos em breve quando poderemos utilizar essa alternativa de cura que vem de Israel para o Brasil.
Gostou da novidade? Compartilhe conhecimento nos acompanhe nas redes sociais!
Quer ser o próximo a utilizar ProSense™ e ajudar a salvar vidas?
Será uma realização disponibilizar esta alternativa que irá ajudar no tratamento do câncer aqui no Brasil, assim como auxiliar todos os médicos oncologistas que serão pioneiros nessa revolução, derrotando o câncer e trazendo mais qualidade de vida para todos.
Inscreva-se na nossa newsletter para se manter informado ou entre em contato com nossos representantes.