...

O QUE É DIÁLISE?

Por: Letícia Watanabe e Lian Pessoa

5 minutos de tempo de leitura

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, diálise peritoneal é uma das opções de tratamento para pacientes que apresentam quadros de insuficiência renal aguda ou crônica.

 

 

Quando os rins não conseguem funcionar corretamente o acúmulo de resíduos e toxinas no corpo podem chegar a níveis perigosos, afetar e desequilibrar a composição química sanguínea e em pouco tempo se tornar um risco grave para a saúde.

 

Por isso, a diálise peritoneal (DP) é um tratamento imprescindível neste caso, onde permite a substituição de algumas das funções dos rins, sendo uma alternativa à hemodiálise.

 

 

Durante o procedimento é feita a retirada de líquido através da ultrafiltração e então é feita difusão, eliminando os elementos que se acumulam na insuficiência renal, como potássio e uréia.

A diálise permite substituir as seguintes funções dos rins:

 

 

 

  • Eliminação de líquidos.
  • Controle de ácido-base.
  • Eliminação de potássio.
  • Eliminação de restos do metabolismo proteico.
 

Vale lembrar que nem todas as funções dos nossos rins podem ser substituíveis pela diálise, como, por exemplo, a produção de eritropoietina ou a ativação da vitamina D.

 

Existem dois tipos de Diálise Peritoneal, a Ambulatorial Contínua e a Diálise Peritoneal Automatizada. 

Entenda as principais diferenças e características:

 

Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (DPAC):

Diálise é realizada em um centro de diálise por meio de um rim artificial (hemodialisador) para filtrar as impurezas dentro do próprio corpo, em sessões de quatro horas, três vezes por semana em um hospital ou clínica ambulatorial.

 

As pessoas com DRT podem sofrer um declínio significativo na qualidade de vida devido às muitas horas passadas no centro de diálise, bem como à incapacidade de viajar para longe de um centro de tratamento.

 

Diálise Peritoneal Automatizada (DPA):

Apesar de ser automatizada e de ser feita em casa, essa diálise deve ser realizada todas as noites, utilizando uma pequena máquina cicladora, que infunde e drena o líquido, fazendo as trocas de fluidos.
Antes de dormir, o paciente é conectado à máquina, que faz as trocas automaticamente de acordo com a prescrição médica.

 

As vantagens ou desvantagens destas técnicas dependem da perspectiva individual de cada paciente e do médico nefrologista.  No entanto, o tratamento pode gerar dificuldades de mobilidade para a pessoa, sua família e cuidadores, uma das principais reclamações dos pacientes é a respeito da sensação de aprisionamento à rotina cansativa e ansiedade que também devem ser tratadas.

 

Sabemos que inúmeras pessoas no Brasil dependem de diálise para viver, o que por vezes torna a liberdade limitada para levar uma vida normal, viajar ou trabalhar.

 

No intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, a KTR Medical foi em busca de inovação tecnológica na área médica e em breve teremos mais uma opção de tratamento que já está beneficiando a vida de muitas pessoas no mundo!

O LiberDi é uma Clínica Digital de Diálise portátil que está devolvendo a liberdade de centenas de milhares de pessoas!

Pessoas que recebiam diálise renal em clínicas e hospitais em uma rotina incessante e cansativa.

 

A tecnologia LiberDi é a única no mundo que possui uma Assistente Inteligente de Diálise, a “IDA”, que realizará trocas automáticas de Diálise Peritoneal de Ciclo Único, garantindo a segurança e o monitoramento do paciente, além de supervisão médica remota, criando juntos a clínica de diálise digital definitiva, permitindo que os pacientes escolham a DP (diálise peritoneal) em qualquer lugar como primeira modalidade.

 

Veja um breve resumo das vantagens desse avanço tecnológico na área da saúde:

Seguro: Desinfecção automática e detecção de anormalidades no fluido
Simples: Em poucos cliques o aparelho é responsável por realizar todas as funções
Rápido: Diálise completa em apenas 25 min.
Portátil: Funciona com bateria e pesa menos de 2Kg
Monitoramento médico: Supervisão de conformidade remota

 

O sistema da LiberDi está posicionado para substituir o atendimento clínico completo tradicional por um sistema de autoatendimento adequado para muitos pacientes em diálise.

 

Focado na liberação do atendimento ao paciente e na melhoria da qualidade de vida, esta tecnologia permite que muito mais pessoas que necessitam de diálise o façam com facilidade e conforto de onde quer que estejam, seja em casa, no escritório ou em férias.

 

Estamos trazendo em breve mais essa tecnologia para ajudar tantas pessoas que sofrem hoje com o tratamento convencional a terem uma qualidade de vida melhor, tanto para quem faz o tratamento como para todos os que estão acompanhando essa batalha.

Para compartilhar esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

O sistema LiberDi apresenta a solução tecnológica para aumentar o número de pessoas com doença renal terminal (DRT) a escolher a Diálise Peritoneal domiciliar como modalidade de tratamento.

 

Queremos proporcionar um tratamento seguro para melhorar a qualidade de vida do paciente e também de quem o acompanha nessa delicada jornada.

 

Saiba mais sobre esse equipamento inovador com nossos consultores.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.