...

5 minutos de tempo de leitura

COMO REALIZAR O EXAME DE COLONOSCOPIA E POR QUE É TÃO IMPORTANTE

O câncer colorretal é um dos tipos de câncer mais comuns no mundo e pode ser fatal se não for detectado e tratado precocemente. Felizmente, a colonoscopia é um exame que permite a visualização interna do intestino grosso e é fundamental para a detecção precoce do câncer colorretal. Neste artigo, falaremos sobre como realizar o exame de colonoscopia e por que é tão importante.


Como realizar o exame de colonoscopia: A colonoscopia é um exame que permite a visualização interna do intestino grosso por um tubo flexível chamado colonoscópio. O paciente deve fazer um preparo intestinal antes do exame, seguindo as orientações médicas. Durante o procedimento, o paciente recebe sedação para que o exame seja indolor e mais confortável.


Durante a colonoscopia, o médico pode identificar pólipos (lesões benignas que podem se transformar em câncer) e retirá-los imediatamente. Se houver suspeita de câncer, o médico pode realizar uma biópsia, que consiste na retirada de uma amostra do tecido para análise em laboratório.


Por que é importante realizar o exame de colonoscopia: O câncer colorretal é uma doença que pode ser prevenida e tratada com sucesso se for detectada precocemente. A colonoscopia é o exame mais eficaz para a detecção precoce do câncer colorretal e permite a identificação de pólipos e outras lesões antes que se tornem malignas.


Além disso, o exame de colonoscopia é recomendado para pessoas com histórico familiar de câncer colorretal ou de pólipos intestinais, bem como para indivíduos com sintomas como dor abdominal, alterações no hábito intestinal e sangramento retal.


A colonoscopia é um exame fundamental para a detecção precoce do câncer colorretal e pode salvar vidas. Se você tem mais de 50 anos, ou se tem histórico familiar de câncer colorretal ou de pólipos intestinais, ou se apresenta sintomas como dor abdominal, alterações no hábito intestinal e sangramento retal, converse com seu médico sobre a necessidade de realizar o exame de colonoscopia. Lembre-se, prevenir é melhor do que remediar.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quer saber mais sobre as novidades tecnológicas que estamos trazendo para o Brasil?

Inscreva-se em nossa newsletter para se manter informado.

 

Por: Lian Pessoa

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.